terça-feira, 16 de novembro de 2010

O SURFE ATRAVÉS DOS TEMPOS



A prática do surfe veio a ser conhecida pelos europeus e americanos  em sua forma pioneira no arquipélago de Hawwaii no  Oceano Pacífico, quando da chegada dos primeiros navegantes modernos às Ilhas, no século XVII.
Tradicionalmente um povo marítimo, os polinésios das Ilhas dos Oceano Índico e Pacífico Sul que ocuparam o arquipélago séculos antes dos primeiros ocidentais à encontrarem, se utilizavam de balancins estabilizadores em sua grandes canoas movidas à remos e velas, de maneira bem prática, colocando-se os remos na mesma amura  do estabilizador  para manter o equilíbrio da embarcação de mais de 20 metros e tripulada por  dezenas de remadores.
Esses balancins, esculpidos em troncos finos de árvores, e com hidrodinâmica perfeita, emprestam seu desenho e conceito às mais modernas pranchas de surfe atuais.
Povo de origem nobre, esses havaianos  vivendo pós imigração numa região muito aprazível, de clima confortável, vales  férteis, altas montanhas  e mar piscoso, encontraram ali o meio propício à seu aprimoramento  físico e mental.
Impressionaram-se os “ descobridores” do arquipélago, com o avantajado porte físico dos nativos.
Homens com altura média de 2 metros e mulheres passando dos 1,8 m.
Importante lembrar que nessa época os europeus com seus 1,6 m de altura média, poderiam se equivalarem aos pigmeus africanos entre os altos zulus e xhosas...diante dos havaianos.
Esse porte físico foi determinante para a prática do que chamamos atualmente de surfe, pois  foram as nativas, as waiines, que o iniciaram , e necessitavam de fôrça física para remarem os pesados e longos balancins de mais de 3 metros de comprimento e 20 kg de peso em média.
“ As pranchas de surfe atuais, confeccionadas em espuma de poliuretano e laminadas  em fibra de vidro com resina epoxi, ou poliester,  medem em torno de 6 pés ( 1,8 m ) e pesam menos de 3 kg...”
As jovens nativas se usavam desses balancins para esperarem festivamente dentro do mar, fora da arrebentação, seus homens chegarem com suas canoas em jornadas de pesca ou de visitas aos habitantes das outras ilhas ao seu redor.
E foram elas à descobrirem como os conduzirem sobre as cristas das altas ondas à areia branca das praias, equilibrando-se em pé sobre eles.
Nascia ali um dos esportes radicais mais apreciados pelos jovens atuais de todos os continentes.
O costume de surfarem nuas , com suas coroas de flores em torno dos pescoços, causaram dois tipos de reações aos primeiros visitantes chegados às Ilhas em seus navios .
De entusiasmo e euforia aos marujos, ao serem recebidos pelas garotas, de maneira inocente, pura  e ingênua  receptividade, surfando nuas em torno dos seus navios  e, claro,  de  natural revolta e indignação aos  primeiros casais de missionários enviados ao arquipélago pelos norte-americanos, vestidos de preto em sol abrasador...com a missão de tirarem as almas dos nativos pagãos da escuridão e os conduzirem à luz de suas Igrejas e costumes.
Apesar de ter sido proibida a prática do esporte no arquipélago pelos missionários, o surfe sobreviveu através dos tempos.
Aloha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário