segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SOBRE UMA EVENTUAL FUSÃO DO NOSSO CORITIBA FOOT-BALL CLUB

SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE FUSÕES E “FUSIONADOS”…

Nosso Coritiba Foot-Ball Club, nasceu com esse nome e cores, e nunca mudou em mais de cem anos…
Analisemos as vantagens a longo prazo que um dos maiores clubes de futebol de Curitiba, levou nessa aventura…o saudoso Clube Atético Ferroviário…
Fusões daqui, fusões dali, ao longo dos anos e deu no que deu!
Nessa tresloucada aventura, perderam-se identidades de campeões Paranaenses, como Britânia, Água Verde, Palestra-Itália, Bloco Morgenau e até do Ferroviário…o patrocinador das aventuras.
Uma verdadeira lambança…e mistura de côres !
Água Verde e Palestra se fundiram, criando o Pinheiros…
Pinheiros se fundiu ao Ferroviário, criando o ex-Colorado…
Mais fusões, fusões dali ,  e se tornaram PARANÁ CLUBE?!!!!

E o que falar dos antigos e mais ferrenhos adversários, na época do Coritiba ” ifusionável” e do Ferroviário “fusionando sem parar”?

O América e o Internacional, de Curitiba, para os torcedores, “deles” mais velhos de “memória curta” lembrarem , e os jovens torcedores “deles” , devidamente desinformados….conhecerem suas origens . . . e...pensarem , e que por conveniência , apagadas essas memórias,  do conhecimento “deles” , por alguns espertalhões e oportunistas?

Bem…reconheço que esses dois grandiosos e pioneiros  times do Paraná, ( Internacional e América ) adversários do Coritiba Foot-Ball Club, do Clube Atlético Ferroviário e do Operário-Ferroviário de Ponta Grossa , até conseguiram algum sucesso na fusão deles, e  um certo equilíbrio técnico em alguns momentos !

Tomei a liberdade de postar abaixo uma notícia bem antigona…sobre o futebol araucariano.

” O Clube Atlético Paranaense originou-se da fusão de dois tradicionais clubes de Curitiba,  o América Foot-ball Club, até então com um titulo paranaense , e que acabou, e do Internacional Foot-ball Club, o primeiro campeão estadual, em 1916…que também acabou!

Tudo aconteceu no dia 26 de março de 1924, na Rua XV, no prédio 416, com a presença de Arcésio Guimarães (Internacional), Joaquim Narciso Azevedo (América), e mais sete pessoas que fundam o Clube e, em ata, tomam as primeiras deliberações, entre as quais definem o uniforme, que será vermelho e preto com listras horizontais, adotando as cores dos uniformes do América (vermelho) e do Internacional (preto e branco com listras verticais).

Pois é gente ….lembrar é reviver o passado!

Abraços do  amigo COXA…de sempre!

http://www.ducae85.blogspot.com/
http://www.ffottmann.blogspot.com/